Estrias, porque elas aparecem ?
Estrias acontecem por uma atrofia tegumentar (pele e seus anexos – pelos, glândulas, unhas), adquirida, que surge quando as fibras elásticas e colágenas (responsáveis pela firmeza da pele) se rompem e formam “cicatrizes”. As estrias são mais comuns em mulheres.
Falando de forma mais simples, as estrias acontecem quando há uma distenção relativamente rápida da pele, que podem ser resultante de crescimento rápido durante a adoscência, aumento excessivo dos músculos por exercícios físicos exagerados, principalmente aqueles ou aquelas que buscam fazer uso de esteróides anabolizantes com este intuito, colocação de expansores sob a pele ou próteses (de mamas, por exemplo), gravidez, obesidade, uso prolongado de corticoides tópicos, orais ou injetáveis, anorexia nervosa, entre outras possíveis causas.
Salvo as questões inevitáveis, quando por exemplo uma mulher engravida, ou crescimento acelarado em alguns casos no período da adolescência ou por outro lado, por problemas de saúde, as estrias também podem acontecer por excessos e imprudências, pois a alimentação inadequada que leva a obesidade, ou o excesso de exercícios físicos e até o uso de esteroides anabolizantes vão favorecer ao surgimento de estrias.
Quando a causa é evitável, a prevenção esta diretamente ligada a uma vida saudável, buscando uma dieta balaceada de acordo com seu rítmo de vida, bem como o uso de cremes hidratantes (benéfico, mas cientificamente ainda não provada a eficácia na prevenção) e claro evitar os excessos e o uso de anaboliantes, salvo em caso de indicação médica.
Vale citarmos as formas de tratamento. A primeira regra é: começar o tratamento logo no início que eles venham a surgir, pois assim, a melhora será muito mais perceptível. Os tratamentos podem ser feitos de forma associadas ou isoladamente, e o acompanhamento médico é sempre importante.
Hoje temos a aplicação de ácidos retinóicos, ácido glicólico, vitamina C; microdermoabrasão, radiofrequência; microagulhamento, tratamento a laser (dye laser, excimer laser, luz intensa pulsada, lasers fracionados não ablativos a ablativos, com érbio e o laser de CO2).
Cada pessoa reage de uma maneira, então um tratamento pode ter ótimo resultado para algumas pessoas, mas ser quase nulo para outras.
O correto é se cuidar sempre e buscar profissionais capacitados para auxiliar nos tratamentos, lembrando que o acompanhamento médico é importantíssimo, visto que vários métodos de tratamento, necessitam de cuidados especiais.
O foco em nosso portal é ajudar no aumento da autoestima, através dos métodos de micropigmentação que inclusive já é um dos meios na busca da melhora na aparência de estrias – Apesar de não realizarmos o procedimento em estrias ainda, já existem profissionais no mundo e no Brasil que oferecem o serviço.
Esperamos poder sempre contribuir com profissionalismo responsabilidade, seja apenas com informações, seja com nossos produtos e serviços.
Vânia Oliveira Micropigmentação.